Características do Anúncio Publicitário
O anúncio publicitário (ou simplesmente publicidade) é um gênero textual que promove um produto ou uma ideia sendo veiculado pelos meios de comunicação de massa: jornais, revistas, televisão, rádio e internet.
Podemos encontrá-los também em outdoors, panfletos, faixas ou cartazes na rua, no ônibus, no metrô, etc.
A principal característica desses tipos de textos são precisamente o convencimento do consumidor para a compra de um produto ou serviço.
Os publicitários, ou seja, aqueles que produzem os anúncios publicitários, utilizam diversas ferramentas discursivas, por exemplo, uso de imagens, de linguagem simples e humor.
Note que esse tipo de texto tem como intuito chamar a atenção do consumidor e, portanto, são atrativos. São repletos de verbos no imperativo, o modo verbal que oferece ordem: Compre! Veja! Analise!
De acordo com as funções da linguagem, os anúncios publicitários são textos que apresentam a função conativa ou apelativa, que por sua vez possuem o intuito de convencer os receptores da mensagem, ou seja, os consumidores.
Podem ser textos verbais (palavras) e não verbais (uso de imagens), e ainda textos orais, por exemplo, aqueles veiculados pelo rádio.
Características do Anúncio Publicitário
As principais características do Anúncio Publicitário são:
- Caráter comercial
- Linguagem verbal e não verbal
- Linguagem simples
- Textos relativamente curtos
- Textos persuasivos e atrativos
- Humor, ironia e criatividade
- Verbos no modo imperativo
- Figuras e vícios de linguagem
- Uso de cores, imagens, fotografias
Estrutura: Como Fazer um Anúncio Publicitário?
Embora sejam os especialistas (publicitários) os criadores de diversas mensagens publicitárias, vale a pena saber a estrutura básica desses tipos de textos, uma vez que cotidianamente temos contato com eles.
Os anúncios publicitários são estruturados de diversas maneiras: com imagens e textos ou somente textos. Ou seja, não têm uma estrutura fixa padrão.
Isso dependerá também do local em que será anunciado, por exemplo, o espaço que será preenchido com a mensagem (meia folha, uma folha, um outdoor, um cartaz).
Não podemos esquecer que os anúncios publicitários são muito utilizados nas provas, simulados e vestibulares. Portanto, esteja atento a sua estrutura:
Título
Geralmente escrito em letras maiores, com o objetivo de chamar a atenção do consumidor, por exemplo:
“Novo Chocolate Asteca: Mais Delicioso!!!”
Corpo de Texto
Trata-se da mensagem ou informação que envolve os aspectos persuasivos da linguagem publicitária. No corpo do texto publicitário são acrescidos adjetivos, verbos no imperativo, vocativos e imagens.
Tudo isso, é apresentado de maneira breve, numa linguagem clara e simples. Vale atentar que o corpo do texto publicitário utiliza, muitas vezes, uma linguagem coloquial (informal) para se aproximar do público alvo.
Sendo assim, podem incluir figuras (metáforas, metonímia, hipérbole, ironia, etc) e vícios de linguagem (estrangeirismo, neologismos, ambiguidade, etc.).
“Experimente o novo e delicioso chocolate asteca: com mais de 70% de cacau e 0% de gordura saturada.”
Marca
Abaixo segue a marca do produto, junto com o logotipo da empresa, por exemplo:
"Chocolate Asteca LTDA"
Contato
São as informações de contato e identificação da empresa que comercializa o produto, por exemplo, número de telefone (serviço do consumidor), e-mail, página da internet e das redes sociais (facebook, twitter, linkedIn, tumblr, dentre outros).
"E-mail: choco_asteca@produtos.com
Página Oficial: www.chocolateasteca.com
Facebook: www.facebook.com/chocolateasteca
Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC): 0800 554 4000"
Atividade
Faça com os colegas de classe um anúncio publicitário promovendo uma ideia ou um produto.
Primeiramente, escolham a ideia e os objetivos que a envolvem:
- Para que ela é importante?
- Qual o público alvo envolvido?
- Vale utilizar imagens?
Após respondida às perguntas, elabore um texto curto e criativo de acordo com a estrutura acima (título, corpo de texto, marca e contato).
Importante conhecer o público alvo, ou seja, se o anúncio é destinado ao público jovem pode apresentar uma linguagem mais despretensiosa, com uso de figuras de linguagem e gírias.
No entanto, se o público alvo são os idosos, a linguagem deve ser mais cuidada e clara, destituídas de gírias que podem não atingir o público pretendido.
Pense que o anúncio pode estar no mural da escola e, portanto, deve conter um título interessante e que chame a atenção do público.
Bom trabalho!
Leia também:
- Texto Publicitário
- Linguagem Publicitária
- Características do Anúncio Classificado
- Gênero Textual Notícia
- O Cartaz como Gênero Textual
DIANA, Daniela. Características do Anúncio Publicitário. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/caracteristicas-do-anuncio-publicitario/. Acesso em: